domingo, 15 de maio de 2011

Dica: Os Melhores Apps para Android


Você acabou de comprar um Android e está se perguntando “...E Agora?”. No post de hoje falarei sobre alguns dos melhores apps para o Sistema Operacional da Google, dividido por categorias. No fim de cada dica tem um link para download direto do Market, a loja de aplicativos do Android. Vamos lá?

Agenda

Smooth Calendar: Nunca gostei da aparência do Calendário nativo do Android, por mais que fosse bastante interessante a sincronização com o Google Calendar, o widget na home screen era muito confuso e impreciso. Já o Smooth Calendar é elegante, apresentando uma interface bastante moderna. Com ele, é possível ter na Homescreen a informação dos próximos eventos que temos registrados na nossa agenda. Ele continua sincronizando seus compromissos com o Google Calendar, mas te dá muito mais versatilidade.
O Smooth Calendar oferece duas opções de visualização de compromissos. No modo compacto o horário e o nome de até três eventos são exibidos em ordem cronológica, enquanto na visualização detalhada apenas o evento mais próximo é mostrado em detalhes.
Além dessas opções o Smooth Calendar permite ainda definir:
  • Cor do ícone do calendário. É possível também definir se o ícone é ou não apresentado;
  • Efeitos de transparência ou cor de fundo;
  • Pode ser sincronizado com qualquer aplicativo de calendário instalado (por exemplo o Jorte);


Gerenciador de arquivos: Parece bizarro, mas o Android não vem com um gerenciador de arquivos, e o Astro File Manager é quem melhor cumpre a função. Além de oferecer acesso fácil a seus arquivos, ele tem gerenciador de tarefas, permite enviar arquivos com facilidade via e-mail e ainda faz backup dos seus apps — eu já tive que resetar meu Dext, e isso é crucial, principalmente se você tiver muitos apps (e você vai ter). Para acessar estas funções especiais, basta pressionar a tecla Menu e tocar em Tools.
 
Gerenciador de Tarefas:
este vai ser um dos principais aplicativos que você irá utilizar em seu Android. Tome cuidado com a utilização dos Task killers que fazem o inverso daquilo que prometem. Utilize em vez disso, use o Watchdog
Task Manager Lite para monitorar o uso de CPU – recurso que reduz desempenho e duração de bateria do seu celular. Para saber mais sobre os Task Killers leia este artigo.

Calculadora
A RealCalc é uma calculadora científica e um conversor de unidades para o Android. Esta é, sem dúvida, uma ferramenta online muito útil para quem precisa efetuar um cálculo avançado, dispensando o trabalho de o usuário precisar levar consigo mais do que um dispositivo. O aplicativo adota um visual que lembra os modelos de calculadoras científicas de mão mais antigos.
Inclui funções de histórico de resultados, suporte a funções avançadas (como logarítmicas e exponenciais), calculo de porcentagem, funções trigonométricas, exibir resultados em diferentes unidades (como graus e radianos), funções hiperbólicas, fatoriais, combinações, permutações, operadores lógicos, modos binário, hexadecimal e octal, armazenamento de cálculo na memória, entre várias outras.

Player de Música
O media player padrão do Android é bem fraquinho — não é possível navegar pelas pastas para selecionar músicas e vídeos, é difícil fazer playlists temporárias, e o player de vídeo é simples demais, não rodando vídeos no formato flv, nem avi.

³: Este é um player para impressionar os amigos pelo seu visual. O que chama atenção nele é a forma de apresentação das capas dos álbuns (covers): são exibidas como as faces de um cubo 3D (daí o nome do app. ³). Simplesmente o player esteticamente mais bonito para Android. 

Além disso ele conta com a visualização que mostra somente a capas, parecido com o cover flow do iTunes, só que na vertical.
Outro recurso útil é a pesquisa online por capas de discos, onde ele se baseia nas informações das ID Tags. Há ainda um equalizador, bastante simples, mas que não permite grandes alterações nos canais de áudio. Roda ainda os
Enfim, ³ é um player com visual incrível e som competente.

PowerAmp: Este é um player para se admirar, nem tanto pelo seu visual, mas sim, pela qualidade de som. O principal diferencial dele é o seu equalizador de 6 bandas. Nele é possível escolher entre as equalizações predefinidas como pop, rock, classic, entre outras. Além disso, o equalizador possui controles dedicados para amplificar o som e aumentar os tons graves.

Além disso ele possui um editor de tags de primeira linha, onde você pode alterar os metadados de seus arquivos de áudio.
O visula do PowerAmp é bastante simples, a tela inicial apresentas as principais formas de acesso à mídia: através da Library (navegação por All Songs, Albuns, Artists, Generos e Playlist) ou Folders (navegação por pastas). 
Mesmo sendo trial, após o período de teste, recomenrdo a você a comprá-lo, pois o custo-benefício compensa.
Roda ainda os principais formatos de áudio: mp3, ogg, wma, flac, wav, ape, wv, tta
Você também encontra o Power AMP no Market. Licença Trial. Preço R$8, 31.

Suíte Office e PDF: se você não consegue abrir arquivos do Word ou Excel, baixe o Documents to Go. Com ele você pode ver arquivos com extensão .doc, .docx, .xls e .xlsx. A versão paga (US$14,99) suporta visualização de arquivos PDF e apresentações do Powerpoint, além de permitir edição dos arquivos da suíte Office. 
Mas você não precisa pagar para ver arquivos em PDF: baixe o PDF Viewer, um programa open-source. A renderização é um pouco lenta, mas nada que impeça a leitura, e o app é o melhor visualizador gratuito de PDFs para Android.

Tradutor: hoje a melhor opção para traduzir palavras e frases para o português é o Google Tradutor. Além de traduzir texto entre mais de 52 línguas, o Tradutor ainda pronuncia as palavras (requer download de app gratuito em separado). Uma desvantagem do app do Google é que você precisa estar conectado à internet para que ele funcione.

Dados 3G: Se você não tem plano de dados ilimitado, precisa saber quanto consumiu enquanto navegava na internet. O NetCounter fica no plano de fundo medindo quantos bytes vieram e foram via 3G e Wi-Fi, e pode ser configurado para avisar quando um determinado limite diário ou mensal foi alcançado — assim fica mais fácil evitar surpresas na próxima conta.
E se você quiser desligar o 3G/EDGE, para economizar no plano de dados e também poupar bateria, use o APN Brasil. A interface é simples, ele desliga a conexão de dados rapidamente e ainda tem widget para a tela inicial. 

Bateria: Use o Battery Widget, para exibir em porcentagem a carga da sua bateria. Ainda permite desligar Wi-Fi, GPS e regular a tela, ou o Battery Left Widget, que estima quanto tempo sua bateria vai durar.

Bluetooth: se você quiser se conectar a outros celulares e compartilhar arquivos via Bluetooth, precisa baixar um app no Android, e o BluetoothFile Transfer é o app. Com ele, você compartilha arquivos escolhendo a opção Send via Bluetooth, e pode acessar arquivos de outros celulares de forma relativamente fácil. (Este app não funciona no Samsung Galaxy devido a problemas no firmware do aparelho, e não conheço alternativas para o Bluetooth File Transfer.)

Identificação de músicas: vários dumbphones hoje em dia conseguem identificar música com um programa que grava parte dela e a compara em uma base online. Seu smartphone com Android pode fazer o mesmo com o Shazam: a interface é simples, e basta aproximar seu celular da fonte da música e tocar em “Tag Now”. Depois de reconhecida a música, você pode procurá-la no YouTube. Em testes, ele identificou direito, e na primeira vez, músicas do Guns’n'Roses, U2 e Beyoncé, além de bandas estrangeiras mais obscuras como Good Shoes e Daran et les Chaises, mas tem problemas para reconhecer algumas músicas brasileiras: nos testes, identificou Charlie Brown Jr. mas não entendeu Marisa Monte. Vai entender.

Leitor RSS: dois apps para Android que são ótimos para a leitura de sesus fedds RSS: NewsRob e PulseNews.
O NewsRob traz seus feeds do Google Reader. A interface é bastante simples, é fácil acessar pastas e feeds, e há opção para compartilhar posts em serviços sociais, e-mail e no próprio Google Reader. Ele ainda baixa os feeds para você poder ler mesmo enquanto offline, mas essa sincronização é lenta e consome o seu plano de dados, sendo adequado configurá-lo para  sincronizar somente quando estiver usando uma rede wifi.

O Pulse News traz uma aparência inovadora para a leitura de seus feeds de notícias. Cada fonte ou canal de notícia gera uma minituara com a descrição e a foto vinculado àquele item. Desta forma você terá um belo mosaico colorido. Ao tocar qualquer uma delas, uma nova visão é aberta, com o conteúdo no centro e a fonte indicada na parte inferior da tela.
Como já mencionado, na tela principal as notícias são exibidas lado a lado, na forma de ícones cuja composição forma uma espécie de mosaico. Você pode navegar entre as fontes “arrastando” a tela com o dedo. Para abrir qualquer um dos feeds, basta pressioná-lo. Feito isso, ele é mostrado em uma nova janela, com o conteúdo em destaque e a fonte no canto inferior esquerdo.

Se você estiver sem a oportunidade de se conectar a internet, o programa mantém um histórico disponível com as notícias lidas. Dessa forma você pode ter acesso mesmo que não esteja conectado.

Livros:
Aldiko: um excelente leitor de ebooks para seu Android! Inclusive esteticamente, já que organiza tudo em prateleiras, no melhor estilo do iBooks do iPhone. Saiba mais sobre o Aldiko neste review publicado aqui no blog.

Redes Sociais:
TweetCaster:é um cliente gratuito para Twitter, que vem recheado de funcionalidades para tornar suas atualizações rápidas e práticas. Seu logo de um passarinho azul faz referência ao logo do próprio microblog.
Se você clicar sobre o post de um contato de modo prolongado, suas opções são ver o perfil da pessoa e suas atualizações, mandar uma mensagem direta, bloqueá-lo ou reportar como um perfil de spam.  O perfil mostra informações, biografia e atualizações do contato.
Além disso, o TweetCaster deixa avisos de novas atualizações na barra de notificações do Android, e você pode alterar quais avisos quer receber e como será notificado. Você pode gerenciar mais de uma conta, fazer busca por palavras, temas e localizar pessoas.

Tethering: você pode usar seu smartphone com Android como modem 3G — basta usar o app gratuito PDANet. Com ele, você pode acessar a internet a partir do seu computador, tanto 3G como Wi-Fi. Você também precisará instalr um client no computador, disponível para Windows e Mac. O PDANet é gratuito, mas não acessa sites em ambiente seguro — o Gmail, por exemplo — depois do período de teste.

Realidade AumentadaEstes app servem para ver do que o Android é capaz — e mostrar para seus amigos, claro.
O Layar é um app de realidade aumentada que exibe estabelecimentos comerciais, fotos, vídeos e tweets criados perto de você.
Google Goggles é um app de busca por imagens e realidade aumentada.
Google Sky Map também é um app de realidade aumentada que traça um mapa do céu, com estrelas, constelações e planetas, e permite buscar por corpos celestes visíveis da Terra usando informações de GPS e a bússola do seu aparelho.
Compass é, como diz o nome, uma bússola.

QR Code
O Barcode Scanner permite escanear códigos de barras e QR codes de produtos como livros e DVDs, e pesquisá-los na internet. 


Video Player

Rock Player Lite

O Rock Player suporta a reprodução de todos os principais formatos de vídeo – incluindo alguns não tão comuns como MKV e TS – graças ao decodificador FFmpeg.
Some a isso a função de legendas, que além de exibir o texto acompanhando o vídeo permite escolher o tamanho e a cor da letras, e a marcação de tempo em que um determinado arquivo foi parado, e o RockPlayer mostra que o Android pode mesmo se tornar uma central de mídia portátil.

Segurança

Lookout Mobile Security
Lookout Mobile Security é um antivírus capaz de analisar todos os aplicativos instalados em seu aparelho, detectando qualquer tipo de malware e spyware que possa prejudicar o sistema operacional.
O aplicativo é capaz de realizar um scan completo, em intervalos de tempo determinados por você, sendo uma avaliação diária ou semanal. Nas configurações, é possível escolher o dia da semana e hora de preferência.
Assim como seu concorrente da AVG (Anti-Virus Free), o aplicativo da Lookout é mais que um antivírus. Ele possui um sistema de backup que envia as informações seus contatos para o site oficial, restaurando-as quando necessário.
A opção “Missing device” (Aparelho perdido) pode localizar seu aparelho. Ao ativar esta função e permitir que Lookout Mobile Security utilize o GPS do Android, você pode utilizar o site do serviço para encontrar o aparelho no mapa, fazendo com que ele toque mesmo que esteja desligado.

KeepassDroid
Já parou pra pensar em quantas senhas você utiliza diariamente? Senha para se logar em sua PC em casa, no computador da empresa, o acesso às redes sociais, e-mail pessoal, internet bank, site de compras, enfim uma enormidade de serviços nos quais você tem senhas diferentes.

Por mais que as boas práticas de segurança recomendem que não é adequado escrever todas as senhas que possuímos, na prática com tantas informações fica muito difícil  manter tudo issapenas na memória. Para resolver esta questão, vamos conhecer o KeePassDroid
O KeePassDroid é uma versão para Android do popular Keepass, uma aplicação gratuita open-source que permite gerenciar suas senhas de forma segura, através da criptogria AES. Desta forma é possível definir uma senha mestra ou uma chave de sessão para criptografar base de dados do Keepas. Outro detalhe interessante é que a mesma base de dados pode ser usada no PC ou no Android, aumentando a versatilidade da aplicação.
Para utilizá-lo você deve criar  um arquivo com a base de dados protegida em seu aparelho com vários grupos – como “Internet”, ou “Email”. Cada um destes grupos pode ter mais categorias para sua organização. Para adicionar informações, clique em “Add Entry” (Adicionar entrada).
Você insere o nome de usuário, link, senha e pode adicionar comentários sobre cada uma das senhas salvas. Um jeito prático e seguro de lembrar-se de todas as suas contas na internet.

Wifi Analizer
Qual o melhor sinal próximo a você? Quantas redes estão disponíveis? Onde o Wi-Fi tem melhor recepção na sua casa ou escritório? Qual canal devo conectar para receber o sinal com mais clareza?
O Wifi Analyzer responde a todas estas perguntas e muitas outras que você nem sonhou em ter. Sem complicação, você consegue informações sobre o nível de sinal, confiabilidade e utilização de canais do roteador, tudo em um único programa.
O programa é ideal para técnicos de redes, que precisam de uma visualização precisa da qualidade de sinal em determinados pontos. Muito bom também se você quiser descobrir simplesmente qual o melhor local da bancada onde colocar seu laptop. Às vezes, alguns centímetros fazem a diferença entre uma conexão estável e uma dor de cabeça com páginas que não carregam nunca.
A interface do Wifi Analyzer é simples e apenas deslizando o dedo para os lados da tela é possível trocar a função que se deseja ver, o que torna o seu uso muito dinâmico para qualquer situação.

Pessoal, este são apenas alguns dos muitos apps que você pode ter em seu Android. Procurei atender as principais necessidades, o básico para começar a aproveitar seu smartphone. Caso você tenha apps legais e queira compartilhar com a gente, utilize os comentários. Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More