sábado, 7 de maio de 2011

Dica: 4 Aplicativos legais para ler Ebooks


O formato ePub já se consolidou como o principal formato de arquivo para livro digital, o famoso eBook. Foi projetado para ter um conteúdo fluido, o que significa que a tela de texto pode ser otimizada de acordo com o dispositivo usado para leitura

Mas você sabe como usá-lo? Não? Então darei uma dica de alguns aplicativos para uma leitura mais confortável dos eBooks para diversas plataformas como iOS, Android e PC (mais precisamente para quem utiliza o browser Firefox).


Quem tem um iPhone, iPad ou iPodTouch pode utilizar o iBooks para ler esses arquivos. Além de ter uma interface bem legal, onde as capas dos livros são exibidos em uma estante virtual, a leitura é bastante agradável, ainda mais em telas maiores como a do iPad.

iBooks para dispositivos da Apple
 

Para quem tem Android há várias opções interessantes.  O FBReader tem um layout bem simples e navegação por pasta. Nele é possível customizar a visualização como fonte, cor, iluminação, background e até as animações de transição de páginas semelhante a um livro de verdade. Pra quem gosta de um visual como o do iBooks, uma excelente opção é o Aldiko. A interface de livros organizados em estantes também está presente nele, assim como todas as opções de customização citadas no FBReader.

Aldiko para Android

FBReader para Android


“Legal, e se eu não tiver nenhum gadget da Apple ou um Android? Como faço para ler esses arquivos?”. Muito simples, basta usar a extensão EPUBReader para o Firefox. Com ela é possível acessar os livros digitais sem sair de seu navegador. O índice de capítulos aparece em uma barra lateral com links para você pular para um trecho específico do livro. Também estão presentes as funções já mencionadas para aumentar e diminuir a fonte, personalizar a formatação do texto e criar marcadores para o mesmo.

Espero que tenham gostado. Por enquanto é só, pessoal. Até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More