sexta-feira, 3 de junho de 2011

Windows 8: Vídeo mostra novidades do novo Sistema Operacional


Além da tela inicial mostrando a nova cara do Windows 8,  a Microsoft publicou um vídeo no YouTube, onde Jensen Herris mostra os primeiros movimentos do novo sistema operacional. A imagem continua a mesma: uma mistura de desktop com mobile, grande influência do WP7 e um novo momento para a Microsoft. 

Apesar de estar em inglês, é fácil acompanhar os movimentos do vídeo e tirar algumas conclusões: pelo menos no protótipo, o sistema é extremamente fluido. Na parte de aplicativos, ele chama a atenção pela facilidade de controle e da possibilidade de dividir a tela em dois aplicativos, algo incomum no mundo dos tablets.

As mudanças do Windows 8 já estão causando longos debates. A possibilidade de ele ser usado em chips ARM abre diversas portas. A promessa de conseguir mesclar o desktop e o móvel em um só sistema é agressiva — mas já sabemos que usuários mais tradicionais terão a opção de voltar à barra clássica de Iniciar na parte inferior. Há dúvidas em relação à visão de produção: a Microsoft quer que o Windows 8 rode tudo, como planilhas de Excel completas. Josh Gruber, do Daring Fireball, argumenta que este tipo de aplicativo em tablets o torna pior — e que a Apple, por exemplo, escolheu redesenhar o iWork para as telas sensíveis ao toque.

Mas ainda é cedo para dizer muito sobre o Windows 8. O que podemos dizer, por enquanto, é que a Microsoft parece estar caminhando para um caminho interessante, com visão de mercado e uma proposta no mínimo bonita. Mas ele ainda será muito mexido, exibido e discutido — ou seja, muito deve mudar (como reparou o Henrique, do Zumo, até os documentos nas paredes do escritório de Harris foram censuradas). Ficamos no aguardo dos próximos passos, mas parece claro que a Microsoft conseguiu chamar a atenção do público com seu futuro.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More