sábado, 30 de abril de 2011

Android 2.3 para Motorola Quench



Após todos estes meses de rumores  da atualização por parte da Motorola para uma versão mais recente do Android e logo depois o anuncio oficial de que o aparelho ficaria com a problemática 1.5, temos agora um motivo para comemorar.

Desde que adquiri o Quench (CliqXT nos EUA) ainda em novembro de 2010, acreditei que ele ganharia um novo fôlego com uma versão mais recente do Android. O Cupcake é extremamente ruim no gerenciamento de recursos como memória e processamento, causando legs constantes. Além disso não há suporte para os novos aplicativos que rodam somente em versões recentes.

Visitando fóruns fui aos poucos testando ROM’s customizadas, feitas por desenvolvedores autônomos. Trabalho nobre. Testei as versões angourakis 2.1 A9 e angourakis 2.1 B2. A primeira como alpha possuía alguns problemas que foram corrigidas na versão seguinte. A B2 é bastante rápida e confiável  e recomendo sua instalação. Contudo eu queria um recurso diferenciado: a possibilidade de mover e instalar aplicativos no cartão micro sd. Tal função só está presente a partir da 2.2 (Froyo).

Assim, quando acessei o fórum Portal Android e me deparei com este tópico achei que fosse uma piada de 1º de Abril atrasada. Logo depois, me dei conta do que parecia improvável há alguns meses atrás: Gingebread no Quench. Imediatamente realizei o backup da ROM que estava no smartphone e comecei a testar a ROM GingerXT-modBR.

Segue abaixo as principais características da ROM
Componentes Básicos
-Acelerômetro
-Bluetooth
-Brilho
-Camera com zoom e Gravação de Video com flash led e zoom
-Chamadas (sem bug no speakerphone)
-Data
-E-Compass (sensor magnético)
-FM Radio
-GPS
-kernel com até 768Mhz de overclock
-Luzes do indicador e botões
-Multitouch
-OpenGL_es_1.1_2.1
-Orientação
-SD Card
-Sensor de luz
-Sensor de proximidade
-SMS
-Som (chamadas-dialer-música-headphones)
-Todos os botões do celular
-Torch/LED Light
-Touchscreen
-Vibração
-Youtube playback em HQ
-Wifi
-Icones coloridos em Configurações
-Formato da data dd-MM-yyyy
-Idioma padrão: pt-BR
-Apns-conf atualizado com APNs Globais
-Hosts atualizado para bloquear as propagandas
-Não tem Motoblur, use Google para sincronizar seus contatos.


Conclusão
Se você ainda está com a versão nativa em seu Quench (1.5- Cupcake), sugiro que você atualize-a diretamente para a 2.3. Com isso você terá os aplicativos mais recentes do Market e uma ROM estável e que oferece o melhor que a plataforma Android é capaz para este aparelho. 

Estou com esta ROM há 25 dias e até agora não tive problemas de reboot. O único problema que ainda persiste é do Speaker, no qual quando se houve musica com um fone de ouvido e receber uma ligção, quando a mesma for encerrada a música sai
pelo alto-falante.

Agradecimento ao pessoal do e CM7 (CyanogemMod), Portal do Android pelo excelente trabalho realizado e pela contínua busca de melhorias para esta ROM

Gostou, amanhã publico um post especial com o passo-a-passo para realizar a atualização para esta ROM.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More