sábado, 30 de abril de 2011

Ubuntu 11.4 - Conheça as novidades


Quem acompanha a trajetória do Linux há alguns anos deve ficar surpreso com as últimas versões do sistema.  Embora alguns digam que o Linux no desktop está em crise, não há como negar a grande evolução que o sistema fez até então. Do processo de instalação ao uso diário, o Linux tem se mostrado cada vez mais como um sistema competente e estável, sem deixar de lado a capacidade de inovar.

Com o Ubuntu, o cenário não é diferente. A distribuição Linux financiada pela Canonical Ltd. se aperfeiçoa e traz novos recursos a cada lançamento. Com a versão 11.04, conhecida como Natty Narwhal, o sistema deve apresentar mudanças drásticas, tanto no visual quanto nos recursos mais críticos do sistema.

Confira a lista do que mudou:

Instalação mais intuitiva
 
Para quem ainda não conhece, o Ubuntu Linux é uma distribuição financiada pela Canonical Ltd., empresa criada pelo sulafricano Mark Shuttleworth. Desde o seu lançamento, em 2004, a distribuição ganha destaque como a mais bem adaptada para o consumidor final, que precisa de um bom sistema operacional para o desktop.

A versão final do Ubuntu 11.04, recebeu o codinome de Natty Warwhal e conta com várias mudanças no que diz respeito à aparência. Há também várias alterações significativas quanto as funcionalidades, novos recursos na central de software (como o sistema para adicionar classificação e reviews), novos papéis de parede, novas telas de apresentação, suporte multitoque ("multitouch") e um recurso para a Área de trabalho que funciona de maneira semelhante ao Aero Snap do Windows 7.

Para começar, a instalação do Natty Narwhal está ainda mais fácil e intuitiva. Se antes o usuário podia ficar em dúvida ao se deparar com termos mais técnicos, como “particionamento” e “swap”, agora ele sabe exatamente qual opção escolher, já que o texto está mais simples e direto.

Além disso, é possível optar pela instalação de softwares de terceiros (ex: MP3, Flash Player etc.), e realizar configurações básicas durante o processo de cópia dos arquivos para o disco rígido.


Nova Interface: Unity

Além de uma atualização para a versão 1.1.0 do X.org, agora a interface padrão do ambiente gráfico é a Unity. Caso o usuário deseje usar a versão antiga, com o GNOME clássico ou até mesmo sem efeitos 3D, ele precisa selecionar essa opção na tela de login.

Outra novidade é que o painel do Unity agora passa a ser um plugin do compiz, permitindo, entre outras coisas, que o usuário reordene os ícones presentes nele e utilize-o com o teclado. Porém, note que os applets antigos do GNOME não são compatíveis com o Unity.

Como uma novidade mais voltada para os desenvolvedores, também é disponibilizada a API do Unity, para querer aumentar ainda mais as personalizações possíveis pelo sistema.



Principais Mudanças

O Banshe 1.9.5 é o novo reprodutor de áudio padrão do sistema, contando com integrações ao controle de volume na bandeja do sistema. A suíte office padrão passou a ser o LibreOffice 3.3.2 e, como navegador web, os usuários já poderão desfrutar das novidades do Firefox 4.

No Painel de Controle, a opção do Ubuntu One agora pode realizar uma sincronização mais seleta, permitindo que o usuário escolha quais pastas devem ser monitoradas. E o aplicativo do Ubuntu One já é capaz de mostrar ao progresso do processo de sincronização no ícone do programa, tornando o processo mais claro para o usuário.

Outra novidade é o fato de que a versão para netbooks foi unificada com a versão para desktops. Os usuários só devem usar a versão de netbook para computadores com processadores ARM OMAP3 e OMAP 4. A versão ARM do Ubuntu conta com o painel 2D do Unity habilitado por padrão.

Pacotes Atualizados

O kernel é o núcleo do sistema Linux que você baixou, é o Linux em si. Entre outras tarefas, ele é o responsável por fazer o hardware do computador “conversar” com o software instalado, e vice-versa. Por isso, é sempre importante ter uma versão estável e confiável do kernel.


Além de correções de bugs, o novo kernel oferece mais compatibilidade com dispositivos de áudio, prevenção contra travamentos causados pela GPU, drivers atualizados, suporte para mais modelos de hardware e ao Intel IPS, e melhorias relacionadas aos sistemas de arquivo Btrfs, Ext4 e XFS.


As ferramentas de desenvolvimento da GNU, conhecidas como toolchain, também foram atualizadas e, agora, podem ser utilizadas com a versão 4.5 do GCC, o compilador criado por Richard Stallman. Além delas, o sistema também traz a linguagem Python 2.7, o gerenciador de pacotes dpkg 1.16, e o upstart 0.9.4.

E você, o que achou do Ubuntu 11.4?  Poste sua experiência com o Ubuntu nos comentários.

Fonte: TechMundo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More