sexta-feira, 8 de julho de 2011

Google Maps para Android permite baixar os mapas para ver offline

Uma coisa que sempre senti falta no Google Maps para Android foi o fato de não conseguir traçar rotas sem utilizar uma conexão ativa à internet. Por mais cache que ele salve sua localização anterior em cache, é possivel apenas uma visualização do mapa e não traçar rotas. Acabei utilizando outro app para cumprir essa função de GPS em meu milestone: o Sygic.

Porém quando menos imainei eis que a Google lança uma atualização que torna possivel baixar os mapas para vê-los offline! Isso pode fazer economizar uma parte do consumo de dados, ou então evita que você fique sem o mapa caso utilize em uma área com cobertura baixa. Você poderá realizar o download do mapa através de sua conexão WiFi ou 3G e em seguida utilizar em qualquer região.

Para ativar essa opção, você deverá ter o Google Maps 5.7 instalado, e em seguida abrir o Menu do Maps, e ir em "Mais" e em seguida Google Labs. Na tela que aparece, basta selecionar a opção "Fazer download de área do mapa".

Após ativar a opção, ao realizar a busca de algum endereço e clicar sobre a descrição, haverá a opção "Fazer download de área do mapa", em seguida o mapa será cacheado para o celular, o processo poderá demorar de acordo com a quantidade de ruas que possui a região selecionada, algumas cidades poderão ter mapas que ocupem apenas 1Mb e outras 10Mb.

Poxa, mas isso não irá estourar a memória do meu Android? Não, como os engenheiros do Google são bem inteligentes, eles criaram um mapa vetorizado ao invés do mapa em desenho bitmap, dessa forma, o armazenamento fica muito mais compacto do que uma imagem tradicional.

A partir de então poderá utilizar tanto para visualização, quanto para o Navegador GPS do próprio Maps.

Para realizar o download da última versão do Google Maps para android, basta entrar no Market e procurar por "Google Maps", ou acessar pelo computador o Android Market.

Poderá utilizar também o QRCode abaixo:
Download Google Maps

Com Informaçõs: TechTudoSuporte Publico

1 comentários:

Ronaldo disse...

Olá!

É possivel fazer o scanner do qrcode para traçar uma rota no google maps?

Obrigado

Ronaldo

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More