segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ubuntu 11.4: Saiba como configurar os efeitos visuais no Unity


Muitas pessoas reclamaram que os efeitos visuais do Ubuntu 11.04 não funcionavam como na versão anterior (10.10). O que eu soube é que o Unity e o Compiz ainda não são totalmente compatíveis. Mas é possível habilitar sim o compiz com todos os seus efeitos sem problemas nenhum, mesmo que você veja temporariamente o seu unity ser destruído.
Os passos abaixo foram retirados integralmente do site aprigiosimoes.com.br e o resultado depende da sua placa de vídeo.
Vamos aos procedimentos:
RECOMENDO QUE VC CRIE UMA CONTA DE USUÁRIO SOMENTE PARA TESTE, LEMBRAMOS QUE ESSA CONTA DE USUÁRIO PRECISA ESTAR NO GRUPO admin, audio e cdrom, pois o que acontecer no Unity, vai ser naquela conta de usuário, pois cada user possui o seu ~HOME/.config.
1. Vamos verificar se o pacote do compiz esta instalado, se não, digite:
dpkg -l | grep compizconfig-settings-manager
Se não for encontrado, vamos instalar: sudo apt-get install compizconfig-settings-manager compiz-fusion-plugins-extra -y
Após isso, entre no seu Unity ou se vc ja estiver la, vá no Dash e procure por compiz e entre no seu Config Manager e faça exatamente o que esta abaixo e com calma, e LEMBRE-SE, QUALQUER COISA QUE ACONTEÇA COM A SUA JANELA E TELA, IGNORE, POR MAIS QUE DOA NO SEU CORAÇÃO:
Desabilite os plugins abaixo e ignore os erros:  
1. Desabilite o Ubuntu Unity Plugin
2. Desabilite o Desktop Wall
3. Desabilite o OpenGL  (Quando escolher esta opção marque, selecione a sub-opção Disable these plugins)
4. Desabilite o Composite (e não se preocupe, não esqueça de manter a janela aberta mesmo que ela tenha sido completamente destruída).

Habilite os plugins abaixo novamente:
 1. Habilite novamente o Composite
2. Habilite novamente o OpenGL
3. Habilite o Desktop Cube
4. Habilite o Rotate Cube
5. Habilite novamente o Animations
6. Habilite o Enhanced Zoom Desktop
7. Habilite o Expo
8. Habilite o Fading Windows
9. Habilite novamente o Ubuntu Unity Plugin (Ao habilitar esta opção, vai ser necessário habilitar sub-opções, recomendo que vc escolha ‘Resolve Conflicts’  na primeira janela, sendo que as opções de conflitos são ’Reveal Mode’ é para o  ’Ubuntu Unity Plugin’, a opção  ’Rotate Flip Left’  para o  ’Rotate Cube’ e  ’Disable Rotate Flip Left’ para o Unity em geral.). 
Caramba! Ta tudo sem janela e virou tudo uma bagunça, calma, aquilo que eu te falei, o compiz esta aplicado mas o mesmo não reiniciou o Unity e é necessário que vc reinicie o GDM (Gerenciador de login do GNOME), para que vc garanta que o arquivo ~/.config/ seja novamente carregado junto com a sua sessão do Unity.
Para sair da interface gráfica faça: CONTROL + ALT + F1 (para ir para o terminal 1).
Faça o seu login e digite: sudo /etc/init.d/gdm restart OU sudo service gdm restart 
Este comando vai reiniciar o GDM e consequetimente o servidor X, forçando a leitura de TODAS as bibliotecas gráficas novamente.
Seu compiz esta funcionando com o Cubo, pronto, vc pode usar.
È possível também, reiniciar a configuração do Unity com o comando #unity –reset, sendo que pode acontecer de que vc perca o desktop temporariamente, mas na verdade, ele esta zerando suas configurações. Talvez seja necessário vc voltar para o console com o comando CONTROL +  ALT + F1 ou F2 e se logar novamente e digitar sudo /etc/init.d/gdm restart para que o protocolo X e o seu gerenciador de login do GNOME seja novamente reiniciado e suas configurações reiniciadas ao padrão. Caso não aconteça de recuperar a sua interface, vc pode optar pelo procedimento abaixo.
E se o seu Unity for danificado, é possível voltar atras para o padrão de quando eu instalei? SIM! Para este procedimento basta vc remover com o comando rm- rf os diretórios ~/.config , ~/.gconf* , ~/.gnome* E o seu Unity esta lá novinho como se fosse a primeira vez que vc entrou no poderoso Ubuntu (somente em caso de danos e caso vc queira voltar atras)
#rm -rf ~/.config
#rm -rf ~/.gconf*
#rm -rf ~/.gnome*

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More