segunda-feira, 2 de maio de 2011

Firefox : A Evolução (Parte 2)

 
Pessoal, dando continuidade ao artigo sobre a evolução do navegador Firefox,  trazemos agora a 2° parte. Se voce ainda não viu a matéria anterior é só clicar aqui e ficar antenado. Até a proxima.
Firefox 3: a consolidação

Depois de diversas versões intermediárias, com correções e melhorias, em 17 de junho de 2008 a Fundação Mozilla disponibilizou a terceira versão do navegador. A data se tornou histórica e marca um recorde entre os navegadores até hoje: em apenas 24 horas o aplicativo foi baixado 8 milhões de vezes. 

Utilizando a versão 1.9 do motor Mozilla Gecko, o Firefox 3.0 apostou em segurança e personalização para cativar ainda mais o número cada vez maior de usuários fiéis. Mesmo se destacando na corrida contra o Internet Explorer, era hora de olhar para trás e prestar atenção na ameaça crescente chamada Google Chrome. 

O sistema de restauração de abas ao reiniciar foi aprimorado, permitindo ao usuário salvá-las antes de encerrar o programa. As extensões, que a essa altura já eram mais do que populares e, para muitos, itens obrigatórios, ganharam funções que permitiam a atualização automática. 

A personalização não ficou restrita à opção de salvar abas ao sair ou não. A partir da versão 3.0, os usuários puderam escolher qual o visual mais agradável para o navegador, graças às centenas de temas disponibilizados.

Para quem costumava baixar arquivos de grande porte, nada melhor do que a integração com um gerenciador de downloads. Assim, em caso de perda de conexão ou necessidade de reiniciar ou browser, o arquivo continuaria sendo baixado, sem maiores problemas para o usuário. 
Por fim, o Firefox 3.0 introduziu a função “Places”, capaz de armazenar históricos e favoritos para que o usuário possa, com calma, vê-los quando estiver com tempo livre. A novidade agradou em cheio àqueles que utilizam a web como ferramenta de pesquisa. 


Mais segurança e versões intermediárias “finais”

As versões 3.5 e 3.6, lançadas em 2009 e 2010, mantiveram o navegador entre as principais alternativas do mercado. Contudo, em vez de acrescentar funções, o foco passou a ser o aperfeiçoamento de suporte às novas tecnologias de codificação e programação.

Assim, tecnologias como HTML5, SpiderMonkey JavaScript, Trace Monkey e até mesmo Geolocalização passaram a fazer parte do cotidiano do usuário do Firefox. Suporte a gestos e a trackpad multitouch também foram outras funções que ganharam vida na versão de 2009. O aumento das preocupações com segurança resultou ainda no aperfeiçoamento da função de navegação privativa.

Para o dia a dia do usuário, duas outras novidades chamaram mais a atenção: vídeo nativo em fullscreen e um suporte aprimorado para o Personas, a extensão que tornava o browser capaz de exibir milhares de temas dos mais variados assuntos.


Firefox hoje

Com visual mais limpo e uma série de novos recursos, o Mozilla Firefox 4 definitivamente se coloca outra vez como uma das principais opções entre os navegadores disponíveis no mercado. A nova interface elimina todas as funções que não são de acesso imediato e, mais bem organizada, facilita a vida do usuário.

As melhorias técnicas são significativas. Compatibilidade com as principais tecnologias de navegação e carregamento de páginas, utilizando HTML5, CSS3 e o codec WebM, tornam o acesso às páginas mais rápido e seguro.

Novas funções como “Panorama”, que permite organizar as miniaturas de abas abertas de diversas formas, e “Sync”, que permite sincronizar o conteúdo do navegador em um PC com qualquer outro computador, dispensam o uso de extensões e complementos. 

A instalação de add-ons segue o mesmo procedimento, entretanto, em alguns casos, não é mais necessário reiniciar o browser para torná-los ativos. As técnicas de aceleração gráfica utilizam a placa de vídeo do PC como ferramenta complementar para aprimorar a navegação.


O que o futuro reserva?

Em se tratando de inovações, o Mozilla Firefox sempre foi um dos browsers que mais apresentou novos recursos para os usuários. Contudo, nos últimos anos, seu potencial para assumir a liderança ganhou um concorrente de peso, o Google Chrome.

Disposta a recuperar o mercado perdido, a Microsoft investiu pesado no desenvolvimento do Internet Explorer 9. O resultado é a volta de um navegador competitivo na tentativa de manter a liderança, cada vez mais tênue em relação aos seus concorrentes diretos.

Para 2011 a Fundação Mozilla promete lançar outras três versões finais do navegador: os Firefox 5, 6 e 7 ainda não têm data específica, mas já dá pra se ter uma ideia do que virá pela frente nas novas atualizações.

A próxima geração do navegador deve ter suporte ao Windows 7 de 64 bits. Além disso, add-ons serão incorporados ao browser, tais como o Account Manager, para gerenciamento de contas, e o F1 Simple Sharing, dedicado ao compartilhamento social.

Para a versão 6 do Firefox, a Mozilla pretende otimizar o JavaScript e tornar o navegador compatível com o Mac OSX 10.7 Lion. O aplicativo incluirá ainda recursos do CSS3 e HTML 5. 

Já para o Firefox 7, os planos da empresa para a última versão do ano de seu navegador ainda não estão muitos claros, mas fala-se da separação de processos (cada aba se torna um processo independente no sistema) e também algumas mudanças no suporte a XBL.
 
Créditos: TecnoMundo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More