segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tizen é a aposta da Intel para competir com Android e iOS

A Linux Foundation e a Limo Foundation estão aliando esforços para competir com iOS e Android com a convergência do MeeGo e do Limo em um novo sistema operacionalm chamado Tizen, com o apoio da Intel e da Samsung.

O Tizen será um sistema centralizado em Internet para smartphones, tablets, netbooks e sistemas embarcados inteligentes. A Linux Foundation vai hospedar o projeto e planeja um lançamento inicial no primeiro trimestre de 2012, permitindo assim que os primeiros dispositivos com o novo sistema cheguem ao mercado na metade do próximo ano.

A meta é desenvolver um sistema operacional que facilite o funcionamento e o desenvolvimento de aplicativos web, enquanto a maior parte dos aplicativos atuais precisa estar instalada nos dispositivos.

"O futuro pertence aos aplicativos baseados no HTML5", afirmou o diretor do Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel, Imad Sousou, no blog do MeeGo.

O HTML5 irá desempenhar um papel fundamental no novo sistema operacional - e esse é o motivo da criação do novo sistema, em vez do lançamento de uma atualização para isso, de acordo com Sousou.

Além do HTML5, o Tizen terá suporte integrado para o ambiente de desenvolvimento web Wholesale Applications Community (Comunidade de Venda de Aplicativos), iniciativa para desenvolver aplicativos web multi-plataforma. O WAC tenta permitir o uso de uma plataforma para desenvolver e distribuir aplicações web móveis que possam ser executadas em uma grande variedade de smartphones, além de ajudar as operadores a aproveitar o boom de lojas de aplicativos. Aplicações baseadas em WAC são distribuídas e vendidas por meio de lojas operadas por usuários.

Ao longo dos próximos meses, a Intel trabalhará  para garantir que os usuários do MeeGo possam facilmente fazer a transição para o Tizen, afirmou Sousou, acrescentando que estará trabalhando ainda mais duro para ter certeza de que os desenvolvedores do MeeGo também realizem essa transição.

Desde a decisão da Nokia de substituir o MeeGo e o Symbian pelo Windows Phone 7, a Intel está sem grandes parcerias de hardware, mas com o Tizen, a Samsung estará ao seu lado. As empresas vão liderar a equipe de direção técnica do sistema operacional.

Com a Google no processo de aquisição da Motorola Mobility e a Nokia aliada à Microsoft, a Samsung ficou em uma posição em que sente que precisa procurar alternativas além de seu sistema operacional próprio Bada, de acordo com o analista da consultoria de eletrônicos Canalys, Pete Cunningham.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More