segunda-feira, 11 de julho de 2011

Túnel do Tempo: Veja as principais criações da Sony que mudaram a história da tecnologia (parte1)

A Sony é uma das maiores empresas do mundo no segmento de eletrônicos, atuando em diversos ramos da tecnologia, como videogames, TVs, MP3 Players, mídias de transporte de dados e muitos outros produtos. Mas para te lembrar o impacto que esta empresa realizou no mercado, com seus produtos, o separei três das maiores criações da Sony e organizou a história delas para você. Relembre o impacto do Walkman, do PlayStation e do Blu-ray, e aproveite para conhecer algumas curiosidades dessas tecnologias. Nesta primeira parte falaremos sobre a revolução musical feita pela empresa japonesa


Onde tudo começou: A história da Sony

A Sony é uma empresa japonesa criada no pós-guerra, fundada por empresário Akio Morita e pelo engenheiro Masaru Ibuka em 1946, quando construíram o primeiro gravador no Japão.

Como conta a própria Sony, o nome da empresa é derivado da palavra "som" (sonus, em latim). Além disso, o nome também calhou com a gíria inglesa "sonny boys", que na época podia ser entendida com o que hoje entendemos por 'garotos maneiros' - e ambos se consideravam 'maneiros'. Além disso, o nome original - Tokyo Tsushin Kogy - era tido como muito difícil de falar pelos norte-americanos.

 
Masaru Ibuka e Akio Morita, fundadores da Sony (Foto: Divulgação)

Nos anos de 1950, Ibuka conheceu o recém inventado transistor nos laboratórios Bell, nos Estados Unidos, e logo conseguiu convencer a licenciar a tecnologia na sua empresa. Esse foi um dos passos mais importantes da empresa, pois a partir daí a Sony começaria a lançar, anos mais depois, vários produtos referentes à som e imagem, e até games, como veremos a seguir.



Escute as suas músicas com Sony Walkman (1978)

Antigamente não era muito fácil escutar músicas, mesmo quando as pessoas tinham um rádio em casa. Para ouvir música enquanto fosse passear, então, esquece! Não existia nada de MP3 players. Aliás, nem MP3 existia ainda.

Sony Walkman TP-SL2 (Foto: Divulgação)
Quem hoje tem mais de 25 anos chegou a conhecer o famoso Walkman, o tocador de fita cassete portátil. Mas o que poucos sabem é que Walkman é a marca do tocador de fita cassete da Sony, ou seja, a invenção foi tão marcante que a marca virou o nome do produto, assim como acontece com o Gillete, que na verdade é a lâmina de barbear.


O Sony Walkman foi inventado em 1978 pelo engenheiro Nobutoshi Kihara, como uma obra para Morita, um dos fundadores que citamos acima. Morita fazia suas viagens pelo oceano Pacífico, e como essas viagens eram bem demoradas, o cofundador ficava ansioso para ouvir alguma ópera, para relaxar.


O primeiro Walkman foi o modelo TPS-L2, que começou a ser vendido em julho de 1979 no Japão, sendo levado aos Estados Unidos no ano seguinte. O sucesso foi estrondoso, e a Sony invadiu o mercado mundial com os seus Walkmans.

Anos depois (para ser mais exato, em 1984) a Sony lançou um tocador de CDs, pelo qual chamou de "Discman"; e assim como o Walkman, neste caso a marca também virou o nome do produto.

Sony Walkman - NWZ-B153 (Foto: Divulgação)
Recentemente, com a onda de MP3 players, especialmente impulsionado pelo iPod, a Sony lançou os seus próprios MP3 Players, revivendo a marca Walkman. Dessa forma, o usuário poderia ter milhares de músicas e aparelhos do tamanho aproximado de um isqueiro, e com altíssima autonomia de bateria; bem diferente do cenário inicial das fitas cassetes, que tinham pouquíssimo espaço para músicas.








E então gostou? Amanhã falaremos sobre a revolução feita pela Sony no mundo dos games.
Até a próxima

Fonte: TechTudo

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More